quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUERATOSE CEBORRÉICA

Conceito: São pápulas ou placas elevadas, escamosas, frequentemente pigmentadas, cujas escamas são retiradas por fricção.
Etiologia: Não se conhece
Patogênese: Ocorrem lesões que se apresentam nos anos tardios da vida e tendem a ser familiares. O surgimento súbito de muitas queratoses foi associado as neoplasias malignas interna, especialmente adenocarcinoma gástrico.
Alterações Morfológicas Macroscópicas: Crescimento córneo benigno composto de queratinócitos, em forma de placas elevador na pele.
Alterações Morfológicas Microscópicas: Compõem-se de cordões de epitélio escamoso estratificado maduro anastomosado e amplo, associados a pequenos cistos de queratina.
Alterações funcionais: Presença de placas elevadas, escamosas “grudadas” na pele com um aspecto desagradável.

A Pigmentação, a inflamação, a calcificação e os distúrbios hemodinâmicos são fenômenos ausentes. O reparo e a oncose/apoptose possuem presença, porem, irrelevantes. A degeneração possui presença como fator secundário. As neoplasias possuem presença moderada com fator primário. A diferenciação possui forte presença no fenômeno. E o crescimento é o fenômeno principal.

Postado por: Taynara

Nenhum comentário:

Postar um comentário