quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LEIOMIOMA

CONCEITO: leiomioma é um tumor benigno originado em musculatura lisa. O exemplo mais comum é o leiomioma uterino, que ocorre em até 1/4 das mulheres em idade reprodutiva, constituindo a neoplasia mais comum da espécie humana.

ETIOLOGIA: Tumores benignos da musculatura lisa, geralmente surgem no útero onde representam a neoplasia mais comum das mulheres. Também podem surgir nos músculos eretores dos pêlos encontrados na pele, mamilos, escroto e lábios vaginais (leiomiomas genitais).

PATOGÊNESE: Os leiomiomas que surgem nos músculos eretores (leiomiomas pilares) freqüentemente são múltiplos e dolorosos. A tendência para desenvolver múltiplas lesões é considerada hereditária e transmitida por um traço autossômico dominante. Estas lesões tendem a ocorrer na adolescência e no início da vida adulta.

ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS MACROSCÓPICAS: As lesões geralmente não tem mais de 1 a 2 cm em seu maior diâmetro e são compostos por fascículos de células fusiformes.

ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS MICROSCÓPICAS: As células tumores apresentam núcleos alongados e demonstram mínima atipia e poucas figuras mitóticas.

Alterações funcionais: Tendência de desenvolver múltiplas lesões. As lesões solitárias são facilmente curadas; entretanto, elas podem ser tão numerosas, que a remoção cirúrgica completa é impossível.


Degeneração - Ausente Inflamação Ausente

Oncose - Ausente

Reparo - Presente mas secundário

Apoptose - Ausente

Distúrbios hemodinâmicos - Presente mas secundário

Pigmentação - Ausente

Alterações do crescimento - Presente como um dos fatores primários

Calcificação - Ausente

Neoplasias - Fenômeno dominante

Posted by: Pedro Antonione

Nenhum comentário:

Postar um comentário