domingo, 26 de setembro de 2010

FIBROADENOMA DA MAMA



Conceito: É o tumor benigno mais comum da mama feminina.

Etiologia: Ocorre em qualquer idade no período reprodutivo da vida, os fibroadenomas são um tanto mais comuns antes dos 30 anos de idade, e frequentemente múltiplos e bilaterais.

Patogênese: Após a remoção, os fibradenomas se mostram bem circunscritos, com limites precisos, margem de corte branca e brilhante, podendo apresentar em seu interior projeções papilares. O conteúdo de fibrose predomina mas pode variar de uma área a outra na mesma peça. No exame ao microscópico, os fibradenomas têm grande quantidade de tecido fibroso, com pequenas áreas de epitélio ductal da mama, arranjado de maneira linear ou cruvilínea. Raramente, existem células de músculo liso dentro do fibroadenoma. O epitélio dentro do fibroadenoma pode ter as mesmas características do epitélio da mama, inclusive com metaplasia apócrina.

O surgimento de carcinoma de mama em uma lesão fibradenomatosa é bastante incomum. Quando acontece, o carcinoma é um achado incidental, do tipo lobular in situ.

Alterações Morfológicas Macroscópicas: Nódulos branco-acinzentados bem circunscritos, firmes e elásticos.

Alterações Morfológicas Microscópicas: Proliferação do estroma intralobular circunjacente.

Alterações da Função: A apresentação clássica é uma mulher em idade fértil com um nódulo de crescimento lento, indolor, firme, solitário e móvel na mama.

Degeneração: Ausente.

Necrose/Apoptose: Presente.

Pigmentação: Ausente.

Calcificação: Presente.

Inflamação: Presente.

Disturbios Hemodinâmicos: Ausente.

Disturbios do Crescimento: Presente.

Reparo: Presente.

Neoplasia: Presente.

By: Diego Alencar Biomedicina 100.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário