quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eritema Multiforme


Conceito: É uma desordem incomum, normalmente autolimitada, que se assemelha a reações de hipersensibilidade a certas infecções e medicamentos.

Etiologia: A causa exata é desconhecida. Acredita-se que o distúrbio envolva danos aos vasos sangüíneos da pele, com danos subseqüentes aos tecidos cutâneos. Aproximadamente 90% dos casos de eritema multiforme estão associados ao herpes simples ou a infecções por micoplasma. O distúrbio ocorre, principalmente, em crianças e adultos jovens.

Patogênese: O eritema multiforme pode apresentar-se como uma lesão da pele clássica com ou sem sintomas sistêmicos (em todo o corpo). Na síndrome de Stevens-Johnson, os sintomas sistêmicos são graves e as lesões extensas, envolvendo várias áreas do corpo (especialmente as membranas mucosas). A necrólise epidérmica tóxica (síndrome de TEN ou síndrome de Lyell) envolve várias vesículas grandes (bolhas) que aglutinam-se, seguidas pelo esfacelamento de toda ou da maior parte da pele e das membranas mucosas.

Morfologia: As lesões primárias mostram um infiltrado do linfocitário perivascular superficial associado a edema dérmico e marginação dos linfócitos através da junção dermoepidermica em intima associação com queratinócitos em degeneração. Com o tempo, aparecem zonas confluentes, nítidas de necrose basal da epiderme, com constante formação de bolhas. Na forma mais rara e grave desta doença, a necrose epidérmica tóxica, a necrose se estende através de toda a espessura da epiderme.

Degeneração – Pigmentação presente;

Necrose presente ;

Dermatite de interface;

Ausência das característica crônicas.


Caislanny Biomedicina

Um comentário: