quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Endocardite Infecciosa

Conceito:

Endocardite é uma infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardiacas. Pode atingir também várias partes do coração. Infecções de origem dentária estão entre as principais causas da endocardite infecciosa. Pode ter origem bacteriana, após uma bacteremia. A endocardite infecciosa é a incfecção do endocardio por micoorganismo. O endocárdio é a camada mais interna do coração.

Etiologia:

A causa é a presença de agentes infecciosos no sangue, que pode decorrer de uma actividade normal, como espremer uma espinha ou escovar os dentes, ou também por procedimentos invasivos.

Morfologia:

Apresenta-se na forma de uma massa amorfa, chamada de vegetação, que se podem deslocar e atingir diversos pontos do corpo, como os pulmões e o cérebro. É composta de celulas inflamatorias, plaquetas, fibrinas e uma grande quantidade de microorganismos. Costuma ocorrer nas válvulas cardíacas, mas pode ocorrer em outros pontos do endocárdio. Pode ser causado por inúmeras espécies de bactérias ou fungos, embora estes sejam mais raros. Antes da existência dos antibioticos a doença era quase invariavelmente fatal, sendo que a doença era dividida entre aguda e subaguda conforme o grau de virulência do agente e do tempo de evolução do agente, que varia de dias a meses.

Patologia

A doença tem factores de risco, ou seja, situações que facilitam seu aparecimento. Os factores de risco mais conhecidos para a endocardite são:

Certas doenças congênitas do coração (má formações durante a formação do bembrião).Certas doenças da válvula mitral do coração, provocadas por Molésti reumatica, um tipo de reumatismo. Determinados tipos de prolapso da valvula mitral , uma doença do tecido de sustentação da válvula mitra. Uso de drogas ilícitas endovenosas (toxicomania).

Quanto aos sintomas, podem ocorrer, entre outros,febre,calafrios, sudorese (suor excessivo), emagrecimento, mal estar, perda de apetite, tosse, dor de cabeça, nauseas e vômitos.


Postado por: Daniele Alves Biomed-300.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário