quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Diverticulite Colônica


CONCEITO

Um divertículo é uma bolsa em fundo cego que se origina no trato alimentar, revertida por mucosa, e que se comunica com a luz intestinal. è a evaginação adquirida da mucosa e da submucosa colônica.

ETIOLOGIA

Divertículos congênitos envolvem as três camadas da parede intestinal. Virtualmente, todos os divertículos são adquiridos e podem ter ou não uma camada muscular adelgaçada. Divertículos adquiridos podem ocorrer no esôfago, estômago e duodeno, mas o local mais comum é o lado esquerdo do cólon, estando a maioria no cólon sigmóide; divertículos múltiplos são raros.

PATOGÊNESE

A morfologia dos divertículos colônicos sugere fortemente dois fatores importantes na sua gênese:
1. Fraqueza focal da parede colônica e 2. Pressão intraluminal aumentada. Onde os nervos e vasos retos arteriais penetram na camada circular, internamente as tênias, surgem defeitos focais na parede muscular, as camadas de tecido conjuntivo que acompanham estes vasos perfurantes constituem pontos de fraqueza para as herniações.

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS

Tem sido proposto que a dieta pobre em fibras reduz o bolo fecal, o que por sua vez aumenta a atividade peristáltica, especialmente no cólon sigmóide. Contrações exageradas sequestram segmentos do intestino ( segmentação); esta alteração da mortalidade pode causar sintomas mesmo na ausência de inflamação.

ALTERAÇÕES FUNCIONAIS

A maioria dos indivíduos com a doença permanece assintomática durante toda a vida, e as lesões frequentemente são diagnosticadas por acaso. Somente 20% dos indivíduos afetados desenvolvem manifestações, como cólicas intermitentes, desconforto abdominal, constipação, sensação de incapacidade de esvaziar o reto.

ANÁLISE
Degeneração - ausente
Necrose/apoptose - ausente
Pigmentação - ausente
Calcificação - ausente
Inflamação - presente
Disturbio hemodinâmico - presente.
Distúrbio do crescimento -ausente
Neoplasia - presente

Ana Cássia Saldanha de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário