quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Condroma

Conceito: Neoplasia benigna derivada de células mesodérmicas que formam a cartilagem,ele pode permanecer centralmente dentro da substância de uma cartilagem ou um osso, ou pode desenvolver-se na superfície de uma cartilagem ou um osso.
Causa: Existem teorias de que os condromas se desenvolvem a apartir de restos de cartilagem da placa de crescimento que subsequentemente proliferam e crescem lentamente,existe então a observação de que esses tumores se originam principalmente em ossos que se desenvolve apartir de ossificação encondral.
Patogênese: Em geral se desenvolve na parte central do osso( encondroma ), embora em algumas ocasiões possam localizar-se na periferia do osso( condromas justacorticais ), frequentemente aparecem com lesões líticas, principalmente nos ossos das mãos e dos pés e com menor frequência nas costelas e nos ossos longos. A lesão pode ser solitária ou formar parte de uma encondromatose múltipla, que afeta vários ossos. Se a matriz se calcifica, são detectados opacidades irregulares. Os nódulos formam irregularidades no endóstio e nos ossos longos. Os condromas calcificados são lesões raras em crianças.
Alterações morfológicas:
* Macroscopicamente: lobulado, nodular, cartilagem branco-acinzentado, com áreas duras( calcificados ).
* Microscopicamente: tecido cartilaginoso hialino, calcificados com áreas mixóides.

Análise: Neoplasia: presente ; Calcificação: forte presença ; Apoptose: ausente.



Postado por: Ana Paula A. Paulino / Biomedicina 300-5 noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário