segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CARCINOMA DE CELULAS RENAIS

Conceito: São tumores que surgem do epitélio tubular, e são conhecidos como Adenocarcinoma do Rim.
Etiologia: O tabaco é o fator de risco principal, porém têm-se outros fatores como riscos adicionais: obesidade, hipertensão, terapia com estrogênio, exposição a asbestos, derivados do petróleo e metais pesados, pacientes com insuficiência renal crônica e doença cística adquirida.
Patogênese: O carcinoma de células claras é o tipo mais comum, associado à doença de VHL (Síndrome de Von Hippel - Lindau). Em 98% destes tumores, sejam familiares, esporádicos ou associados à VHL, há perda de seqüência do braço curto do cromossomo três, transpondo 3p12 para 3p26, região que contem o gene VHL (3p25.3). O gene codifica uma proteína que é parte de um complexo ubiquitina ligase envolvido na localização de outras proteínas para degradação. Quando a VHL sofre mutação, os níveis de HIF-1 permanecem altos, e esta proteína constitucionalmente ativa, aumenta a transcrição e produção de proteínas pró – angiogênicas induzível por hipóxia. Portanto tanto o crescimento celular quanto a angiogênese são estimulados.
Alterações Morfológicas Macroscópicas: Possui aparência característica. O tumor pode surgir de qualquer porção do rim, mas, mais comumente, afeta os pólos, particularmente o superior. Neoplasias de células claras ocorrem como lesões unilaterais solitárias. São massas esféricas que podem variar em tamanho, compostas de tecidos brilhante branco – amarelo – acinzentadas que distorce o contorno renal. A cor amarela é uma conseqüência dos acúmulos de lipídios nas células tumorais. Geralmente há grandes áreas de necrose isquêmica, opacas, branco acinzentadas, com focos de coloração hemorrágica e áreas de maciez.
Alterações Morfológicas Microscópicas: As células tumorais apresentam um formato redondo ou poligonal e citoplasma abundante, claro ou granular. O carcinoma papilar é composto de células cubóides ou colunares baixas ordenadas em formações papilares.
Alterações Funcionais: As três características clássicas do carcinoma de células renais são dor costovertebral, massa palpável e hematúria. Podendo gerar sintomas como febre, astenia, fraqueza e perda de peso, e produzir diversas síndromes paraneoplasicas, relacionadas à produção anormal de hormônios, incluindo policitemia, hipercalcemia, hipertensão, disfunção hepática, feminização ou masculinização, síndrome de Cushing, eosinofilia, reações leocemóides e amiloidose.

A pigmentação e os distúrbios hemodinâmicos são fenômenos ausentes. A inflamação e o reparo possuem presença, porem, irrelevantes. A degeneração e a oncose/apoptose possuem presença com fator secundário. A calcificação possui presença moderada com fator primário. O crescimento e a diferenciação possuem forte presença no fenômeno. E as neoplasias são o fenômeno principal.

Postado por: Taynara

Nenhum comentário:

Postar um comentário